símbolo internacional sem glúten bandeira do Rio Grande do Sul

Celíacos do Rio Grande do Sul
 
Celíacos - pessoas com intolerância ao glúten, contido no trigo, cevada, centeio, aveia e malte.
(A Doença Celíaca geralmente causa anemia, osteoporose e/ou artrite)

 

Doença Celíaca
 
Artrite
Dermatite Herpetiforme
Osteoporose
 
Glúten
 
Links
Livros
 
Lista de Produtos
Receitas
Onde Comprar
Dicas
Notícias
 
Profissionais
Laboratórios
Odontologia e DC
 
Doenças Relacionadas
 
Reuniões
Como ajudar
 


Dicas

Frutas
Todas são permitidas e pouco calóricas e nos oferecem sais minerais, vitaminas e carbohidratos, além de grandes doses de vitamina.
Doces de frutas (só frutas e açucar) e frutas secas e cristalizadas também.

Legumes
Todos são permitidos.

Bebidas permitidas
Sucos de frutas e vegetais naturais, refrigerantes e chás.
Vinhos, champagnes, aguardentes e saquê.
Cafés com selo ABIC.

Massas
Só as massas de arroz ou feijão verde são permitidas.

Carnes, aves e peixes
Todas são permitidas, incluindo presunto.
Só tomar cuidado com o preparo, com ingredientes proibidos. (Ex. bolinhos e à milanesa, que levam farinha de trigo ou pão)
Enlatados e embutidos devem ser evitados, consulte atentamente o rótulo.

Chocolates
Já estão aparecendo os chocolates sem glúten:
Toblerone, Kinder, Santa Edwiges, Pan.
Confira sempre a expressão "NÃO CONTÉM GLÚTEN" na embalagem.

Outros alimentos
Os proibidos devem ter a expressão "CONTÉM GLÚTEN" nos rótulos.
Os permitidos devem ter a expressão "NÃO CONTÉM GLÚTEN" nos rótulos.
Se não contiver referência no rótulo, é proibido.

Outros cuidados
Deve-se tomar cuidado com a contaminação dos alimentos com o glúten, pois sabe-se que mesmo traços do glúten nos alimentos podem provocar lesão no intestino delgado.
Em casa, separar os produtos que contenham glúten dos produtos que não contém glúten.
Lembrar que, sem proceder limpeza adequada, utensílios utilizados para o manuseio e preparação de produtos com glúten poderão contaminar alimentos sem glúten.
Recomenda-se que alimentos geralmente consumidos com pães e torradas (geléias, margarinas, maionese, entre outros) também sejam de uso exclusivo do paciente celíaco.
O simples ato de fritar um alimento adequado em óleo usado para fritar outro alimentos pode representar riscos para o doente celíaco.
Para algumas pessoas beber água em um copo mal lavado onde alguém bebeu cerveja, já pode provocar a manifestação dos sintomas.
Padarias e pizzarias devem ser evitadas por celíacos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • Malte, extrato de malte e xarope de malte são subprodutos da cevada, e por isto não devem ser consumidos.

  • A soja é permitida na dieta do paciente celíaco, mas deve-se prestar atenção nas composições dos ingredientes, para não haver confusão. Se o produto contiver "extrato de soja", "isolado protéico de soja", ou "proteína de soja texturizada", pode ser utilizado. Mas se houver "proteína vegetal texturizada ou hidrolizada", não pode ser consumido pois pode conter vegetais como o trigo, a cevada, o centeio ou a aveia em sua composição.

  • O mesmo se aplica para o caso do amido ou amido modificado, quando não especifica o tipo de amido pois pode ser de trigo. Cabe aí uma consulta ao fabricante para saber detalhes sobre o amido. Naturalmente se for amido de milho, ou de batata, ou de mandioca, etc. poderá ser consumido.

  • A maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten.

  • Sempre que for comprar qualquer produto industrializado, verifique com muita atenção no rótulo, a relação dos ingredientes, pois estes podem ser alterados pelas indústrias, de acordo com sua necessidade e sem aviso prévio.

  • Entre em contato com o fabricante, através do atendimento ao consumidor (telefone impresso no rótulo), para solicitar detalhes sobre os ingredientes do produto adquirido e lista de produtos sem glúten que podem ser consumidos. Tenha, sempre à mão, essas listas e, se tiver dúvida, carregue-as para o supermercado.

    Veja mais: Alimentos Acelbra-SP

Special Gourmets Além do Natural Briut Bem Nutrir alimentos sem glúten Aminna, pães, biscoitos, etc Vittafix - Guma Quinua Real Massas de Arroz Blue Ville Farinha de Arroz Fazenda Bifum Macarrone Choco Soy Carob House Casa Dietética Edith Travi Sabor Vital

 

Cortesia